As unhas têm como principal função proteger as extremidades dos dedos de traumatismos. Também tem a função de defesa, apreensão de objetos e pode revelar doenças sistêmicas. A cutícula tem como objetivo proteger a unha de substâncias e microrganismos que possam tentar atingir ou penetrar nessa região, portanto elas não devem ser retiradas.

As unhas devem sempre ser aparadas para que se evite o acúmulo de sujeiras e o uso excessivo de esmaltes pode causar o ressecamento e enfraquecimento das mesmas. O hábito de lixar a parte de cima da unha pode ser prejudicial, pois retira a camada de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas, deve-se evitar também o uso de acetona que torna as unhas mais quebradiças, o mais indicado é retirar o esmalte com removedores que não causam tantos efeitos sobre elas.

Grande parte dos problemas nas unhas está associada à falta de higiene ou a procedimentos de manicure feitos de forma incorreta. Agende sua consulta com a Dra. Manuela Boleira no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?